Doing Business 2009
Desde 2004, as reformas Doing Business vêm acompanhando reformas destinadas a simplificar a regulamentação dos negócios, medindo seu impacto sobre 10 conjuntos de indicadores. Foram captadas cerca de 1.000 reformas com impacto sobre esses indicadores. Pelo quinto ano seguido, o Leste Europeu e a Ásia Central vêm liderando o mundo nas reformas Doing Business – a região constitui um terço destas reformas observadas desde Doing Business 2004. A região ultrapassou o Leste Asiático e o Pacífico em facilidade de se fazer negócios em 2007, e manteve seu lugar este ano. Muitos outros também introduziram reformas entre junho de 2007 e junho de 2008. Em âmbito mundial, 113 economias implementaram 239 reformas facilitando a realização de negócios.
Enquanto o Leste Europeu e a Ásia Central lideraram na quantidade de economias com ao menos uma reforma, o Leste Asiático apresenta a maior aceleração do ritmo de reforma. Dois terços de suas economias fizeram reformas, enquanto menos da metade o fez no ano passado. O Oriente Médio e o Norte da África, África Subsaariana, e a América Latina e Caribe também tiveram um aumento de economias implementando ao menos 1 reforma. Apenas o sul da Ásia e os paises OCDE viram uma desaceleração no passo de reformas do Doing Business 2008 ao Doing Business 2009.
O Doing Business classifica economias com base em 10 indicadores de regulamentação de negócios que registram o tempo e o custo para atender aos requisitos governamentais para abrir e operar uma empresa, comércio internacional, pagar impostos e fechar um negócio. O indicador não leva em consideração todos os fatores importantes para se fazer negócios; por exemplo, condições macroeconômicas, infra-estrutura, aptidões da força de trabalho ou segurança.
A facilitação para criação de um negócio continuou a ser a reforma Doing Business mais popular em 2007/2008. Quarenta e nove economias simplificaram a criação de