Dogmatismo
ROBERTO DE MIRANDA COELHO
POSITIVISMO E ARGUMENTAÇÃO: COMO OS DOGMÁTICOS E HERMENEUTAS ARGUMENTAM?
NOVA IGUAÇU – RJ
2015
UNIVERSIDADE IGUAÇU
ROBERTO DE MIRANDA COELHO
POSITIVISMO E ARGUMENTAÇÃO: COMO OS DOGMÁTICOS E HERMENEUTAS ARGUMENTAM?
Trabalho a ser entregue como exigência parcial para a obtenção da conclusão do curso de Hermenêutica, sob a orientação da Professora Maristela.
NOVA IGUAÇU – RJ
2014
RESUMO
Este presente trabalho propõe-se a analisar o Dogmatismo Jurídico, assim como a Hermenêutica Jurídica e as teorias que envolvem ambos, fornecendo um conjunto de elementos e de instrumentos de reflexão epistemológica e axiológica dos conhecimentos científicos e sua relação Jurídica. Trata-se de um artigo baseado em uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, dos mais diversos textos encontrados on line, além de livros como o de Maximiliano, Camargo, Gadamer e outros. O objetivo é observar, entender, e dialogar a respeito dessas duas maneiras de interpretar e executar o Direito. Ao final, espera-se esclarecer e mostrar que, com um esforço colaborativo, uma visão amplificada e atitudes mais modernas e humano-sócio-cultural, quem sai ganhando são o Direito e a sociedade.
Palavras-chave: Dogmatismo, Hermenêutica, Estudo do Direito, Pensamento Jurídico, Positivismo jurídico.
ABSTRACT
This present study proposes to examine the Legal Dogmatism, as well as the Legal Hermeneutics and theories involving both, providing a set of elements and epistemological tools for analysis and axiological of scientific knowledge and its legal relation . This is an article based on a literature search, with a qualitative approach, the most diverse texts found online and books like Maximiliano, Camargo, Gadamer and others. The objective is to observe, understand, and talk about these two ways of interpreting and executing the Law. At the end, it is expected to