Dogma central da iologia
Nome:Bruno de Souza Oliveira Nº:3
Profº:Lúcia
Disciplina:Biologia Turma:241
Trabalho de Biologia
Tema:
(Dogma Central da Biologia)
Dogma Central da Biologia
Definição
O dogma central define o paradigma da biologia celular,em que a informação é perpetuada através da replicação do DNA e é traduzida através de dois processos:a transcrição que converte a informação do DNA em uma forma mais acessível(uma fita de RNA complementar) e através da tradução que converte a informação contida no RNA em proteínas. DNA:Duplicação,transcrição e tradução
A Necessidade de Novas Células
Novas células surgem para permitir o crescimento de um ser pluricelular, para repor células perdidas por traumatismo ou para formar células reprodutivas, como os gametas.
Esse trabalho é feito por algumas células preexistentes situadas próximo do local onde forem necessárias as novas células, por meio de processo de divisão celular. Porém, antes de a célula se dividir, seu material genético (DNA) deverá ser duplicado para que as novas células recebam as informações genéticas exatamente iguais às da célula-mãe: é a autoduplicação semiconservativa do DNA.
REPLICAÇÃO OU DUPLICAÇÃO
A duplicação é controlada por várias enzimas que promovem o afastamento dos fios unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros. Esse processo ocorre em várias partes da molécula e nos 2 sentidos. Esse processo é considerado semiconservativo porque conserva metade da molécula-mãe.
A enzima específica, a DNA-polimerase quebra das pontes de hidrogênio dando origem a separação das duas cadeias. Ao mesmo tempo, cada cadeia vai formando a sua cadeia complementar através do encadeamento de novos nucleotídeos. O resultado é a formação de duas novas cadeias.
RNA OU ARN - O Grande Auxiliar do DNA na Transcrição
A composição química do RNA é bastante semelhante à do DNA. Os nucleotídeos diferem em dois