Doenças
- Agente Causador: A peste bubônica, conhecida também como peste negra, tem como seu agente causador a bactéria Pasteulla Pestis encontrada nos ratos contaminados.
- Modo de transmissão: As pulgas dos roedores contaminados transmitiam a bactéria ao homem através de sua picada. E já que os ratos também morriam da doença, as pulgas passavam para os humanos para obterem o sangue, seu alimento.
- Participação do Ambiente na transmissão: Entre os anos de 1346 e 1352 chegavam milhares de ratos, que vinham através dos navios de comércio do Oriente para a Europa. Os roedores encontraram nas cidades um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene, como lixos nas ruas, esgotos a céu aberto, falta de higiene pessoal. E isso contribuiu rapidamente para que a população de ratos aumentasse.
- Sintomas: Em 90% dos casos, em no máximo sete dias, surge à febre alta, mal estar e os bubos, que são protuberâncias azuladas na pele. A Peste Septicémica caracteriza-se pelas hemorragias em vários órgãos, formando assim na ele manchas escuras, o sangue pode invadir qualquer órgão, sendo comum a infecção do pulmão. A Peste Pneumónica é logo de início pulmonar, sem bubos. Após surgimento dos sintomas pulmonares a peste não tratada é mortal em 100% dos casos.
-Tratamento: O tratamento é através de antibióticos, que revolucionaram o tratamento da peste, tornando-a de agente da morte quase certa em doença facilmente controlável. São eficazes a estreptomicina, tetraciclinas e clorafenicol. A gentemicina e a doxicilina são os tratamentos mais recentes que vem sendo utilizado com resultados mais eficazes.
- Prevenção: Evitar o contato com roedores e erradicá-los das áreas de habitação é a única proteção eficaz. O vinagre foi utilizado na Idade Media, já que as pulgas e as ratazanas evitam o seu cheiro.
AIDS
- Agente Causador: Vírus conhecido como HIV, altamente perigoso já que destrói os glóbulos brancos