Doenças
O que são Os parasitas são seres vivos que retiram de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência.
Transmissão de parasitas Eles podem ser transmitidos entre os seres humanos através do contato pessoal ou do uso de objetos pessoais. Podem também ser transmitidos através da água, alimentos, mãos sem a devida higienização, poeira, através do solo contaminado por larvas, por hospedeiros intermediários (moluscos) e por muitos outros meios. Os seres que parasitam o homem são divididos em cinco filos: • Protozoa: composto por seres unicelulares e microscópicos (ex: giárdia, trichomonas, etc). • Platyhelminthes: vermes de forma achatada (ex: taenia solium e saginata). • Nematoda: vermes de forma arredondada (ex: ascaris lumbricoides, causadora da ascaridíase). • Acantocephala: vermes de forma arredondada com pseudo-segmentação. • Arthropoda: formado por insetos, ácaros em geral (ex: aracnídeos, insetos).
Ascaridíase
A ascaridíase, popularmente conhecida como lombriga, é a verminose mais difundida no mundo.
Transmissão: ingestão de alimentos ou água contendo ovos do verme,
Principais sintomas: dor abdominal, diarréia, presença de vermes nas fezes
Diagnóstico: é feito analisando as fezes, em busca de ovos de Ascaris lumbricoides
Tratamento: à base de medicamentos
Profilaxia: sempre lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer, beber água de boa procedência (ou ferver), políticas públicas de saneamento básico.
Leishmaniose
A leishmaniose é uma doença pouco compreendida ainda no Brasil. Conhecida também como calazar ou úlcera de Bauru, é causada pelos parasitas do gênero Leishmania.
Agente causador: protozoários do gêneroLeishmania
Transmissão: picada de mosquitos do gêneroPhlebotomus ou Lutzomyia.
Principais sintomas: ferimentos na pele.
Diagnóstico: presença dos parasitas em amostras de sangue.
Tratamento: medicamentos
Prevenção: utilizar repelentes em áreas endêmicas, eliminação