Doenças
De
Biologia
Componentes: Tainara Andrade, Thaise Dal
Moin, Sabrina Susin, William Paschoal, Thiago
Borges Bueno.
Turma: 225.
Série: 2° ano.
Turno: Manhã.
Professor: Cléber Ribeiro Camargo.
Matéria: Biologia.
Vírus
Definição:
O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Ele é formado por um capsídeo de proteínas, que envolve o ácido nucléico, que pode ser RNA ou DNA. Em alguns tipos de vírus, esta estrutura é envolvida por uma capa lipídica com diversos tipos de proteínas.
Um vírus sempre precisa de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias da matriz.
Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução. Podem infectar células eucarióticas e procarióticas. Existem, aproximadamente, trinta grupos de vírus.
Os vírus são muito pequenos. Seu tamanho varia de 20 a 250 nanômetros.
Estrutura:
A organização estrutural das partículas de vírus, evidenciada pela técnica da difração de raios-X e complementada por outros métodos físicos e químicos, mostra configurações estridimensionais que admitem os seguintes tipos de simetria: cúbica, helicoidal e binária. Um vírus é composto de ácido nucléico ( DNA ou RNA) e uma parede de proteína. Os ácidos nucléicos se localizam no interior das proteínas. As envoltório protéico se dá o nome de capsídeo, o qual, por sua vez, é formado pelos capsômeros, unidades estruturais simétricas dispostas em ordem determinada.
O capasídeo mais o ácido nucléico é o nucleocapsídeo. Virion é a partícula madura do vírus e pode ser sinônimo de nucleocapsídeo ou nucleocapsídeo dentro de um invólucro. Invólucro é uma membrana de origem celular que pode envolver o capsídeo.
O termo vírus se aplica num sentido mais amplo, incluindo os