Doenças
As cirurgias podem ser classificadas de acordo com o grau de urgência e finalidade.
I. De acordo com o grau de urgência podem ser:
· Emergência : exige intervenção imediata pois o paciente corre risco de vida. Ex:ferimento por arma de fogo,fratura do crânio,obstrução intestinal ou vesical,hemorragia interna,hérnia estrangulada,etc.
· Urgência: O paciente requer atenção rápida,a cirurgia deve ser realizada dentro de 24 a 30 horas. Ex: cálculos renais ou uretral,infecção aguda da bexiga e vesícula biliar,dentre outras.
· Requerida: Há necessidade de cirurgia,podendo ser planejada para dentro de poucas semanas ou meses. Ex: cataratas, desordens na tireóide,etc.
· Eletiva: é a cirurgia programada,obedecendo á convivência do paciente e do cirurgião,a necessidade de cirurgia não e catastrófica. Ex: reparo de escaras,hérnias simples,reparo vaginal,amidalectomia,etc.
· Opcional: Quando a cirurgia ocorre por preferência pessoal. Ex: cirurgias plásticas (estética). ll. De acordo com a finalidade podem ser:
· Diagnóstica: É a exploração cirúrgica realizada para confirmar diagnóstico,pode incluir a retirada de tecidos para exames. Ex: biópsias.
· Curativa: Quando há a retirada de órgão infectado ou não funcionante hevendo cura após a cirurgia. Ex:ressecção de tumores.
· Paliativa: Realizada a fim de reduzir algum desconforto,não trazendo cura ao paciente. Ex: gastrostomia para conpensar a inabilidade de deglutir em um paciente com câncer de boca.
· Reconstrutiva ou coméstica: Restabelece a capacidade funcional ou estética de um órgão ou tecidos traumatizados. Ex: mamoplastia.
Transplante: Tem a finalidade de substituir órgãos ou estruturas que não funcionam normalmente. Ex: rins,córneas,etc.
Terminologia Cirúrgica
Entende-se por terminologia "o conjunto dos termos próprios de uma arte ou de uma ciência;nomenclatura".
Os termos que compõem a termionologia cirúrgica são formados por