Doenças
Estes problemas emocionais são responsáveis pelo desenvolvimento de sintomas que provocam danos no corpo humano como, diarréia, herpes, enxaqueca, reumatismo, úlcera, etc.
O nosso corpo expressa as emoções através de algumas manifestações físicas como calor, dores de barriga, travamento dos dentes, etc.
As doenças psicossomáticas podem se desenvolver, tornando-se uma doença grave, qualquer pessoa pode ter esta doença.
Elas podem se apresentar em qualquer sistema do nosso corpo:
Aticulações: artrite, artrose, tendinite, reumatismos.
Cardiovascular: hipertensão, taquicardia, angina.
Dermatológico: vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema. endócrino e metabólico: diabetes.
Gastrointestinal: úlcera, gastrite, retocolite. nervoso: enxaqueca, vertigens.
Respiratório: asma, bronquite
O que é Doença psicossomática
Quando usamos o termo “doença psicossomática” dizemos que a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos - chamamos de doença psicossomática. É uma doença física, verdadeira mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. Neste caso a pessoa deve tratar tanto com o psicólogo como com o médico. Com o médico ela trata o corpo, e com o psicólogo trata a mente - a cabeça, as emoções.
As doenças psicossomáticas surgem como conseqüência de processos psicológicos e mentais do indivíduo desajustados das funções somáticas e viscerais e vice-versa. Caracterizam-se as possibilidades de distúrbios de função e de lesão nos órgãos do corpo, devido ao mau uso e ao efeito degenerativo, e descontroles dos processos mentais. Diferencia-se neste ponto das doenças mentais, em que o mau