DOENÇAS E CONDIÇÕES RARAS
Seminário Integrado - Ensino Médio Politécnico
Professora Tania Genir Oliveira
Alunos: Lucas Machado, Viviane Pedroso
DOENÇAS E CONDIÇÕES RARAS
Sapucaia do Sul, 2015
Introdução:
Doenças, síndromes e condições podem ser causadas por diversos fatores, alguns deles ainda não explicados pela medicina. A lista de doenças e síndromes existentes é extremamente longa, porém, há doenças e síndromes raras, que a maioria das pessoas desconhece, neste projeto, conheceremos algumas.
Justificativa:
A decisão de elaborar e apresentar este projeto se deve ao fato de mostrar às pessoas curiosidades sobre a medicina desconhecidas por muitos, mostrando de forma clara e direta realidades diferentes, que despertem interesse dos interlocutores.
Objetivos:
Objetivo geral:
Informar e despertar interesse nos interlocutores sobre peculiaridades da medicina desconhecidas pela maioria.
Objetivo específico:
Além das informações, o projeto propõe de forma clara e simples como funcionam doenças e síndromes raras, explicando áreas complexas da medicina para leigos no assunto de forma interessante.
O que são doenças raras?
As doenças raras são condições crônicas e debilitantes que afetam menos de cinco a cada 10 mil pessoas. Estima-se que hoje existam de 5.000 a 8.000 doenças raras diferentes que afetam de seis a oito por cento da população mundial. Crônicas, muitas podem levar à morte e se esconder por trás de sintomas de enfermidades mais comuns.
O conhecimento sobre estas doenças é muito limitado, tanto na sociedade quanto na comunidade médica, isso faz com que os diagnósticos, na maioria das vezes, sejam tardios, além de desafiadores e, muitas vezes se tornam equivocados.
Origem das doenças raras:
Oitenta por cento das doenças raras possui origem genética. Vinte por cento por vários outros motivos.
Diferença entre doença e síndrome:
Para um estudo mais aprofundado das doenças e síndromes raras