Doenças virais, e por bacterias
A catapora é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zóster. A transmissão se dá por via aérea, em gotículas de espirros ou de tosse, ou pelo contato com as lesões avermelhadas.
Os sintomas iniciais são[1]:
Febre 37,5°C e 39,5;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Cansaço e;
Lesões avermelhadas na pele;
Tomar a vacina contra a catapora. Praticamente ninguém que toma a vacina chega a apresentar catapora grave ou moderada.
Na maioria das vezes, manter a criança confortável enquanto o corpo combate a doença sozinho é o suficiente.
Herpes
A herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital, mas pode causar graves complicações neurológicas.
No Herpes Simples, tudo começa com uma sensação de queimação ou ardência, que geralmente antecede em dois dias o surgimento das lesões. “No início podem surgir bolinhas vermelhas que logo se transformam em pequenas vesículas agrupadas em cachos e cheias de um líquido claro. Essas vesículas se rompem, liberando o conteúdo líquido, que é repleto de vírus (portanto muito contagioso). A seguir formam-se as crostas (“casquinhas”), que depois de alguns dias cicatrizam”, comenta a doutora. Todo o processo pode levar de cinco a 14 dias.
O contágio de herpes se dá através do contato direto com a pele, não necessariamente na área genital, de uma pessoa infectada, e menos freqüentemente por contato indireto, como compartilhar batom.
A terapia anti-viral ajuda a diminuir a probabilidade de transmissão do herpes e auxilia na prevenção do desenvolvimento dos sintomas. O uso de preservativos, embora não totalmente efetivo, reduz o risco de contágio em torno de 50%, mas é bem mais eficiente na prevenção do contágio do homem para a mulher do que vice-versa.
Há medicamentos antivirais orais e pomadas, além de analgésicos. As doses e o tempo de tratamento variam conforme o tipo de Herpes.