doenças transmitidas pelos ratos
Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano.
Leptospirose
A Leptospirose é também conhecida como doença de Weil. Essa doença é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp.). Essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na sua urina. Quando ocorrem enchentes e esta urina se mistura à água, lama ou a alguns alimentos aquosos, as bactérias podem penetrar no homem pelas mucosas ou pela pele, íntegra ou principalmente se estiver com algum machucado.
Para evitar que ocorram enchentes, uma medida muito simples e eficiente, mas que ainda hoje não é 100% empregada pelas pessoas, é reduzir o volume de lixo produzido, e jogar o lixo em local adequado, evitando que ele vá entupir os bueiros e ajudar a causar enchentes.
No caso de ocorrer uma enchente, para evitar a Leptospirose é importante evitar o contato com água ou lama e impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, que vamos detalhar mais adiante, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas.
Se o contato com a água contaminada for inevitável, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com essas águas. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa. Todo alimento que teve contato com água