Doenças transmitidas pela água
Nome: Esquistossomose
Nome cientifico: Bilharzíase
Sintomas
Os sintomas variam dependendo da espécie de verme e da fase de infecção.
Infestação severa (muitos parasitas) pode ocasionar febre, calafrios, aumentos dos nódulos linfáticos e aumento do fígado e baço.
A invasão inicial da pele pode causar coceira e erupção cutânea (coceira de nadador). Nesta condição, o esquistossoma é destruído dentro da pele.
Os sintomas intestinais incluem dor abdominal e diarreia (que pode conter sangue).
Os sintomas urinários podem incluir urinação freqüente, urinação dolorosa (disúria) e sangue na urina (hematúria).
Tratamento
Essa infecção é geralmente tratada com a droga praziquantel. Se a infecção for grave ou envolver o cérebro, podem ser administrados corticosteroides.
Prevenção
Evite nadar ou banhar - se em água contaminada ou potencialmente contaminada
Evite corpos d''água com segurança duvidosa
Caramujos são um hospedeiro intermediário para o parasita. Livrar-se de caramujos nos corpos d''água usados por seres humanos ajudaria a evitar a infecção. Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esquistossomose#top6
Malária
Nome: Malária
Nome cientifico: Paludismo
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínuo e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.
Tratamento
A decisão de como tratar o paciente com malária deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde, e ser