Doenças transmissíveis
Ilhéus, 23 de Maio de 2012.
Docente: Ana Fontes
Matéria: Saúde Coletiva I
Curso: Enfermagem
RESPOSTAS
1- Explicar o processo de trabalho em saúde tomando como referência o fluxograma. Qual a análise que o autor que nos dizer com este tipo de representação de fluxos do processo de trabalho?
Na verdade o autor no fluxograma nos direciona a um trabalho visando às providências da centralização das tecnologias voltadas a saúde e não este direcionamento ao usuário do sistema. Não se dá como findado após o mesmo ser diagnosticado encerrado seu procedimento cirúrgico. Na realidade, o que os usuários precisam saber é que não temos necessidades e sim direitos a serem constituídos e efetivos pelas autoridades competentes.
2- o autor descreve três tipos de tecnologias utilizadas no processo de trabalho em saúde. Identifique cada uma delas e exemplificando-as.
As tecnologias relatadas pelo autor são as: menos dura, leve- dura e leve. No caso das tecnologias menos duras são aquelas que possibilitam as atividades do profissional de saúde, dando suporte para que as mesmas possam diagnosticar através de exames. No caso da tecnologia leve dura são todas as possibilidades de conhecimentos e ações que os profissionais fazem com finalidade de especializar-se, configura-se no conhecimento propriamente dito. Já no caso da tecnologia leve, podemos levas para o âmbito da pesquisa ou em casos; troca de conhecimentos específicos em casos distintos, exemplificando, casos de UI e UTI, onde estes profissionais relatam os seus pontos de vista e as possibilidades, acessos a tratamento com que eles podem adequar ao paciente e também a contra ponto suas responsabilidades.
3-Qual a dimensão diferenciada que é dada a clínica nesse texto? O grupo percebeu alguma mudança com relação a sua percepção sobre o assunto?
Sim. Antes da leitura deste texto não atentamos o saber e o conhecimento do enfermeiro no âmbito clínico. Porque até então pensamos que este