Doenças silenciosas
Diabetes, hipertensão arterial, hepatite e glaucoma são algumas das enfermidades assintomáticas, conhecidas como doenças silenciosas. Nesse grupo, também entram alguns tipos de câncer, como de mama, próstata e intestino. No combate às doenças silenciosas, a prevenção é fundamental e a informação é um dos primeiros passos para precaver-se dessas enfermidades.
Citamos abaixo, com base em uma matéria da Revista Womansday, exemplos de algumas doenças que possuem sintomas bem sutis.
1. Baixos níveis de Vitamina D
Apesar de não ser facilmente notada, a falta de vitamina D pode desencadear diversos problemas, entre eles o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças autoimunes como a esclerose múltipla. Além disso, a Vitamina D auxilia na absorção de cálcio, tão importante para os nossos ossos.
Nosso organismo produz a Vitamina D quando estamos em exposição ao sol, mas também há alguns alimentos que podem fornecê-la, como peixes, queijos, ovos e fígado.
Um exame de sangue de rotina pode mostrar se há a falta desta vitamina. Converse com seu médico e solicite o exame.
2. Osteoporose
Este é um problema principalmente para as mulheres, caracterizado por um enfraquecimento dos ossos.
Nosso organismo tem um sistema de recuperação frequente dos ossos de nosso corpo, porém isso acontece somente até os 30 anos, levando a uma perda de densidade óssea com o tempo. Isso significa que os ossos ficam mais frágeis.
Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas a descobrem somente quando há