Doenças sexualmente transmissível
São doenças infecciosas que se transmitem normalmente pelo ato sexual. O uso da camisinha é considerado como a medida mais eficiente para prevenção de contaminação ou impedir a disseminação.
Agentes como vírus, fungos, bactérias e parasitas estão envolvidos na contaminação por DST, onde manifestam tipos de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
As DST’s mais conhecidas:
- Clamídia é uma doença causada pela bactéria chlamydia trachomati, que pode danificar os órgãos reprodutores da mulher. Os sintomas da clamídia são geralmente moderados ou ausentes, mas pode ter como conseqüência a infertilidade, dano irreversível. A clamídia pode ser transmitida durante o sexo vaginal, anal ou oral. Pode ser passada da mãe infectada ao bebê durante o parto natural. Bactéria causadora da clamídia.
- Sífilis é uma doença infecciosa causada por uma espiroqueta chamada Treponema pallidum, se caracteriza por lesões na pele e mucosas. É transmitida pelo ato sexual, e raramente por contaminação feto-placentária. Se a sífilis não for tratada adequadamente, pode causar problemas ao sistema nervoso central e ao coração. A sífilis sem tratamento pode ser fatal.
Pênis afetado pela Sífilis - AIDS HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O vírus pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez. A AIDS hoje é considerada uma pandemia, que é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região. Há tratamentos que podem ser feitos, mas não há nenhuma cura ou vacina.
AIDS: predominância em gays
Vírus da imunodeficiência humana
- Herpes genital se manifesta por úlceras genitais, é