Doenças sexualmente transmissíveis
Você sabia que existem doenças que são transmitidas por meio do contato sexual e que podem causar danos à saúde e atrapalhar as relações.
Existem alguns microorganismos que não conseguimos enxerga, mas que podem estar escondidos em lesões da mucosa da boca, vagina, no pênis, no sangue ou nas secreções como esperma, lubrificação feminina e masculina. Esses microorganismos passam de uma pessoa para outra e são mais conhecidas como doenças venéreas.
Quem pode pegar uma DST?
Qualquer pessoa independente da idade, com vida sexual ativa está sujeito a contrair DST. Algumas delas mantêm se despercebidas por muito tempo ( 10 a 20 anos), mas continuam ativas e são transmitidas durante as relações sexuais desprotegidas.
As principais doenças sexualmente transmissíveis.
HIV
O HIV é um virus tansmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, no contato com sangue de uma pessoa infectada( compartilhamento de seringas, e objetos perfuro cortantes), de mãe para filho durante a gravidez, na hora do parto e durante a amamentação. Esse vírus pode ser encontrado no sangue e secreções sexuais e é o vírus causador da AIDS.
O HIV destrói as defesas do organismo e a pessoa infectada pode contrair diversas doenças com maior facilidade, são as chamadas doenças oportunistas. Portanto estar com o vírus não significa estar doente.
È muito importante que a pessoa infectada comece a fazer o tratamento adequado para assegurar uma vida saudável.
Uma pessoa pode estar infectada com o vírus e manter se saudável por muito tempo, sem desenvolver nenhum sinal ou sintoma, mas mesmo assim transmitir a doença para putras pessoas.
OBS: Quem tem alguma outra DST corre maior risco de contrair o HIV, pois essas doenças facilitam a entrada do vírus no organismo.
HEPATITES B e C
O vírus da hepatite B é transmitido por contato sexual, sangue contaminado, de mãe para filho durante a gravidez, no parto ou pelo aleitamento materno.
O