Doenças sexualmente transmissíveis
São doenças transmitidas principalmente pela relação sexual vaginal, oral ou anal, através do contato dos órgãos sexuais com a lubrificação vaginal ou com o sêmen.
Os principais sintomas de DST:
Corrimentos abundantes amarelados ou esverdeados na vagina ou pênis
Mau-cheiro no órgãos genitais
Coceiras ou vermelhidão constantes na virilha, vagina, saco ou pênis
Feridas na agina, saco, pênis ou ânus verrugas na vagina, pênis, boca, saco ou ânus bolhas (vermelhidão) na virilha, vagina, saco ou pênis ardor ao urinar
Dor durante as relações sexuais
As principais DST:
Aids
Cancro Mole
Hepatite B
Candidíase
Clamídia
Herpes
Chato
Condiloma Crista de Galo, ou HPV)
Linfogranuloma
Gonorréia donovanose sífilis
Tricomoníase
Vaginose
Como se Prevenir das DST: A única forma de se proteger das DST é usando camisinha. Tanto a camisinha feminina quanto a camisinha masculina protegem das DST, inclusive a aids.
O diafragma usado junto com o espermicida, evita algumas DST como a candidíase (cândida) e o condiloma (crista de galo), mas não evita as outras DST e nem a aids. Como tratar uma DST: Doenças Sexualmente Transmissíveis são doenças sérias que podem trazer vários riscos para a saúde, além da esterilidade, por isso é importante marcar uma consulta médica para tratá-las.
Somente o médico (ginecologista, clínico geral ou urologista) tem condições de fazer exames clínicos e de laboratório que podem avaliar qual a medicação necessária para cada DST. Tomar remédios receitados por farmacêuticos e amigos podem apenas “esconder” os sintomas e fazer com que a doença se torne mais resistente dentro do corpo.