Doenças sexualmente transmissíveis
Outubro – 2012
Doença de Huntington
É uma doença hereditária que ocorre quando algumas células nervosas em certas partes do cérebro se desgastam ou se degeneram.
Se um dos pais possui Huntington, o filho terá 50% de chance de adquirir o gene da doença. Caso ele tenha o gene, em algum momento da vida a doença se desenvolverá, e o gene também será passado para os filhos dele. Mas se ele não tiver o gene, consequentemente, seus filhos também não o terão. A doença é passada entre gerações na família, e as pessoas vão apresentando os sintomas cada vez mais cedo.
A doença de Huntington é causada por um defeito genético no cromossomo 4. Esse defeito faz com que uma parte do DNA - denominada sequência CAG - ocorra mais vezes do que deveria ocorrer. Normalmente, esta seção do DNA se repete de 10 a 28 vezes. Mas em pessoas com doença de Huntington, ela se repete de 36 a 120 vezes.
O número de repetições de CAG pode determinar a gravidade dos sintomas. Pessoas com poucas repetições podem ter movimentos anormais leves em idade mais avançada e retardar a progressão da doença, enquanto aqueles com um grande número de repetições podem ser gravemente afetados ainda jovens.
Há duas formas de Doença de Huntington.
A mais comum é a Doença de Huntington adulta. Pessoas com a forma adulta geralmente desenvolvem os sintomas na faixa dos 30 e dos 40 anos.
Já a forma juvenil da doença contabiliza um pequeno número de casos e começa na infância ou na adolescência.
Sintomas:
Anteriores aos problemas de movimentos:
Distúrbios comportamentais
Alucinações
Irritabilidade
Mau humor
Inquietação ou Agitação
Paranoia
Psicose
Movimentos anormais:
Os movimentos faciais, incluindo caretas
Girar a cabeça para mudar a posição do olho
Movimentos rápidos, repentinos, às vezes incontroláveis dos braços, pernas, rosto e outras partes do corpo
Movimentos lentos e descontrolados
Caminhar cambaleante