Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST'S)
Quando a puperdade começa? Como as meninas encaram essas mudanças? E os meninos? Qual a hora certa para a primeira transa? Como previnir as DTS's e a gravidez? Essas dúvidas são frequente entre os jovens, e podem influenciar decisões que serão tomadas logo mais.
Então nada melhor que uma conversa simples e direta, com informações que a moçada pode confiar.
VAGINOSE BACTERIANA
-O que é
Um excesso de crescimento bacteriano na vagina leva à vaginose bacteriana. Este crescimento excessivo altera o equilíbrio normal da vagina, resultando num cheiro desagradável e no aumento do corrimento vaginal. Usar sabonetes com cheiros ou higienizar a vagina excessivamente pode levar à vaginose bacteriana, por uma alteração no equilíbrio natural das bactérias da vagina.
Outros factores que podem alterar este equilíbrio natural e levar à vaginose bacteriana são o uso de produtos perfumados, de desodorizantes vaginais e de detergentes muito fortes aquando da lavagem da roupa interior. Alguns grupos de mulheres são mais susceptíveis a contrair esta infecção. Estes grupos incluem mulheres fumadoras, mulheres que tenham relações sexuais com outras mulheres e mulheres que mudem frequentemente de parceiro sexual. Não existe nos homens a DST equivalente à vaginose bacteriana.
-Sinais e sintomas
Os sintomas da vaginose bacteriana são desconfortáveis e dolorosos e podem não ser tão aparentes como os sintomas de outras DSTs. Isto deve-se à infecção ocorrer internamente, no revestimento das paredes da vagina. Muitas mulheres notam uma alteração na aparência do seu corrimento vaginal e uma alteração do seu cheiro. Pode também notar que a sua menstruação tem um odor e uma consistência diferentes.
-formas de contagio
A causa da Vaginose Bacteriana ainda não é totalmente compreendida. Ela é associada com um desequilíbrio do nível de bactérias normalmente presente na vagina. A Vaginose Bacteriana se desenvolve quando uma mudança no ambiente da vagina causa o aumento do