Doenças sexualmente transmissiveis
Geralmente é caracterizada por uma dor de cabeça leve, moderada ou até mesmo de forma intensa. Ocupa o 9º lugar entre as causas de consultas médicas ambulatorial. É a queixa física mais comum entre os seres humanos e mais comum entre os seres humanos e mais comum em mulheres, atingindo incidência máxima entre 20 a 35 anos.
Epilepsias
Epilepsia é resultado de uma disfunção fisiológica temporária do cérebro, causada por descarga elétrica anormal dos neurônios corticais, que leva à crise convulsiva. A palavra ‘epilepsia’ não se refere a doença específica, e sim a um grupo de sintomas de causas variadas.
Tumores Cerebrais
Lesão intracraniana que ocupa espaço dentro do crânio como uma massa esférica, porém, pode se desenvolver de forma difusa se infiltrando nos tecidos cerebrais.
Acidentes Vascular Encefálico (AVE)
AVE refere-se a qualquer anormalidade funcional do sistema nervoso central. Ocorre quando o suprimento normal de sangue no cérebro é interrompido, o que pode envolver uma artéria, um vaso ou ambos. A circulação cerebral pode ficar interrompida como resultado de oclusão parcial ou total de um vaso ou artéria, ou hemorragia resultante de rompimento de vaso ou artéria. Portanto, AVC divide-se em duas categorias: AVE-I (Acidente Vascular Encefálico – Isquêmico) e AVE-H (Acidente Vascular Encefálico – Hemorrágico).
Traumastismo Raquimedular (TRM)
É uma lesão traumática da medula espinhal que pode variar de leve concussão (recuperação rápida e completa) a contusão, laceração compressão da medula, até transecção completa (torna o indivíduo paralisado abaixo do nível da lesão).
Aneurisma Cerebral (AC)
O aneurisma intracraniano consiste numa dilatação da parede de artéria cerebral que geralmente se rompe provocando hemorragia cerebral.
Esclerose Múltipla (EM)
Esclerose múltipla é uma doença crônica do SNC caracterizada pela inflamação e desmielinização das placas de mielina dos neurônios do cérebro e da medula espinhal, resultando em