Doenças reumaticas
Curso Técnico de Enfermagem
PRINCIPAIS DOENÇAS REUMÁTICAS
Aluna: Alexandra Isabel de Souza Nº: 01
Disciplina: Clínica Médica
Professora: Paloma
Araguaína – TO
OUT/20012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. CONCEITO 2
2. PRINCIPAIS DOENÇAS REUMÁTICAS 3
3. CAUSAS 4
3.1. Diagnóstico 5
3.2. Fatores de Risco 6
4. ARTRITE 3
5. ARTRITE REUMATOÍDE 4
6. OSTEOARTRITE (Bico de Papagaio) 5
7. HIPERURICEMIA (Gota) 6
8. BURSITE 4
9. CUIDADOS DE ENFERMAGEM 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
INTRODUÇÃO
Há mais de uma centena de doenças reumáticas, cada qual com vários subtipos, onde se incluem as doenças inflamatórias do sistema musculoesquelético, do tecido conjuntivo e dos vasos, as doenças degenerativas das articulações periféricas e da coluna vertebral, as doenças metabólicas ósseas e articulares, as alterações dos tecidos moles periarticulares e as doenças de outros órgãos e/ou sistemas relacionadas com as anteriores. As mais comuns são a artrite reumatóide, a osteoartrose, a fibromialgia, tendinites, bursite, gota, febre reumática, osteoporose e outras patologias que acometem a coluna vertebral.
As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crónicas e atingem pessoas de todas as idades. Além disso, essas doenças também podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como rins, coração, pulmões, intestinos e até a pele. As mulheres, sobretudo a partir dos 65 anos, são quem mais sofre com as doenças reumáticas.
Esse grupo de doenças não é transmissível, não é contagioso, não tem cura, mas tem tratamento. Se a doença for descoberta no início e tratada de maneira adequada, o paciente pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física.
As formas mais comuns de manifestação das doenças reumáticas são a dor, a tumefacção e a limitação da mobilidade.
Vejamos a seguir os conceitos,