Doenças respiratórias no Brasil, H1N1
Introdução
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) , existem no mundo cerca de 300 milhões de asmáticos , 210 milhões de pessoas afetadas pela DPOC ( Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ) e 100 milhões sofrem de distúrbio respiratório do sono . Além disso, a cada ano, 8 milhões de novos casos de tuberculose são registrados no Brasil, um recorde do país em casos de doença.
A incidência de doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma também está aumentando. Ao longo dos últimos 20 anos , de acordo com o Ministério da Saúde , este aumento atingiu 40 % em alguns países.
No Brasil, por exemplo, são em média oito mortes por dia por complicações relacionadas à asma, ou 2.500 óbitos por ano .
A asma é uma das maiores despesas do Sistema Único de Saúde (SUS) , superior até mesmo AIDS. Dados do SUS revelam que existem mais de 367 mil internações hospitalares autorizações (AIH) por ano devido à asma . Juntos, asma , pneumonia e DPOC representam 12 % de toda a AIH no país, ou gastar mais do que EUA US $ 600 milhões por ano para os cofres do Estado .
ANÁLISE DE DADOS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS admissões -2012
A região sul do Brasil tem as maiores taxas de hospitalização por doença respiratória em país em AIH , com valores mais elevados em momentos bem definidos , nos meses de julho e agosto, como pode ser visto na figura 1.
A curva de ano saliente
Os resultados de 2009 do vírus da gripe pandêmica A (H1N1) pdm09 , onde mais uma vez a região
do Sul teve a curva com o ápice muito mais elevado em comparação com outras regiões do Brasil (Figura 1) .
Figura 1: Taxa de incidência de internações por doença respiratória em 10 Cid, por região do Brasil, por mês e ano de admissão - O Brasil ea região do país, janeiro de 2008 a maio de 2012
Na avaliação região sul do Estado, Paraná e Rio Grande são equivalentes em taxas com pequenas nuances de diferença e nos invernos de 2008, 2009 e 2011, o Rio