Doenças respiratórias: características e prevenções.
Trabalho de Biologia
Nome: Cinthia de Oliveira Gonçalves
Série/Turma: 2º c
São Luiz Gonzaga, 15 de maio de 2013.
Introdução:
As doenças respiratórias são as que afectam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Cada doença tem sintomas específicos, que só o médico pode avaliar. Contudo, a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar quando não está a fazer esforço (a subir escadas, a andar, a fazer exercício), dispneia, entre outros, são sintomas de doença respiratória.
Desenvolvimento:
Gripe
Características: De um modo geral a gripe causa febre, dor no corpo, mal estar, perda de apetite, dor de cabeça. Em certos caso também ocorre inflamação ou infecção na garganta (sendo na infecção necessário o tratamento com antibiótico). Também costuma causar congestão nasal. As vezes pode evoluir para pneumonia bacteriana quando não tratado. O resfriado tem normalmente os mesmos sintomas sendo mais leves e não há febre.
Prevenção: A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença. Sua efetividade entre adultos jovens é de 70-90%. Cai para 30-40% em idosos muito frágeis, isso porque estes têm pouca capacidade de desenvolver anticorpos protetores após a imunização (vacinação). Contudo, mesmo nesses casos, a vacinação conseguiu proteger contra complicações graves da doença como as hospitalizações e as mortes. Esta prevenção é ainda mais necessária, dado não existir um tratamento específico que se revele totalmente satisfatório.
Tuberculose Características: A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de