Doenças Reprodutivas Bovinas
CAMPUS GUANAMBI
DOENÇAS DA REPRODUÇÃO BOVINA
(BRUCELOSE & LEPTOSPIROSE)
Guanambi/BA
Março/2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
CAMPUS GUANAMBI
DOENÇAS DA REPRODUÇÃO BOVINA
(BRUCELOSE & LEPTOSPIROSE)
Trabalho apresentado à disciplina de Bovinocultura de Corte, pelas alunas Isabella Lopes Ferreira Magalhães, Deise dos Santos Pereira, Eliane Silva Lédo, Madalena Lima da Silva e Marilia Roriz Montalvão, como pré-requisito de avaliação, sob orientação da professora Rosimira Amaral.
Guanambi/BA
Março/2014
DOENÇAS DA REPRODUÇÃO BOVINA
As doenças da reprodução possuem peso importante nos índices de natalidade, taxa de prenhez, retorno ao cio, natimortos, entre outros, ou seja, inúmeros prejuízos. Várias são as enfermidades reprodutivas que acometem os bovinos, porém, o aborto causa maior impacto, mas não é a enfermidade que causa maior perda. O aborto em bovinos ocorre nos diversos estágios gestacionais e possui diversas causas, de modo que é fundamental o seu diagnóstico.
BRUCELOSE
A suspeita da ocorrência de brucelose em um rebanho, geralmente está associada aos abortos no terço final de gestação, sendo uma enfermidade que afeta várias espécies de animais domésticos e silvestres.
Acomete bovinos de todas as idades e de ambos os sexos, afetando principalmente animais sexualmente maduros, causando sérios prejuízos devido a abortos, retenções de placenta, metrites, sub-fertilidade e até infertilidade.
Portanto, quanto maior o número de vacas infectadas (que abortarem ou parirem em uma determinada área), maior o risco de exposição de outros animais do rebanho. É importante fazer o diagnóstico das vacas infectadas e sua remoção dos pastos maternidade antes da parição. Assim, o estágio de gestação e parição, a remoção dos animais infectados, seguidos de vacinação das