Doenças renais fisiologia
O que é? A doença Renal Policística consiste na substituição dos tecidos normais dos rins, por cistos cheios de liquido.
Como afeta o organismo? O crescimento dos cistos desloca o tecido do rim, causando dano renal, consequentemente causando insuficiência nos rins e acumulo de toxinas no organismo. Sendo mais comum a forma hereditária, afetando metade dos filhos de pais que desenvolveram a doença, no adulto ela aparece entre 30 e 50 anos, chamada de doença policística do adulto. A doença policística da infância, afeta recém nascidos e crianças jovens, sendo também hereditária mais menos comum.
Sintomas (Adulto): Dores nas costas, sangue na urina, maior vontade de urinar.
Sintomas (Infância): Excesso de massas abdominais nos dois lados.
Tratamento: No momento não existe tratamento especifico, no entanto é bom que seja feito check-ups regulamentes no intuito de prevenir complicações, devem ser tomados cuidados com a pressão arterial, tratamento adequados de infecção de bexiga e rins, e identificação dos paciente que tem aneurisma.
Proteinúria
O que é? Consiste na eliminação de proteínas através da urina.
Como afeta o organismo? Existem 4 origens para Proteinúria:
Glomerular, quando as proteínas passam pela membrana filtrante do glomérulo, devido a uma alteração na membrana. Tubular, Proteinas que são eliminadas pelo túbulo renal proximal. Proteínas secretadas pela parede do trato urinário, pelve renal, ureter, bexiga e uretra. E através da superprodução de proteínas que tem baixo peso molecular, se acumulam no plasma, passando totalmente pelos filtros devido ao tamanho muito pequeno; sendo elas produzidas em grande quantidades, ultrapassam a capacidade de reabsorção do túbulo e são totalmente eliminadas pela urina.
Sintomas: Essa doença é assintomática.
Tratamento: Recomposição da taxa plasmática de albumina. Os tratamentos são variados, por dependerem das causas.
Sindrome de Alpert
O que é? Consiste na forma progressiva