Doenças relacionadas a coagulação sanguinea
Distúrbio do sistema de coagulação do sangue, no qual o sangramento é prolongado por causa de fatores inadequados da coagulação sanguínea. O sintoma mais comum é a trombose, que pode ocorrer em veias superficiais, profundas ou em artérias. A trombose superficial, não é perigosa, mas pode causar varizes; a trombose venosa profunda pode ser fatal se pedaços do coágulo se deslocarem até os pulmões (embolia pulmonar); a trombose arterial é extremamente perigosa, podendo causar ataque cardíaco, derrame ou danos de órgãos.
Hemorragias e distúrbios da coagulação são diagnosticados pelo histórico clínico, exame físico e exames laboratoriais. E o seu tratamento, dependendo da causa incluem: reposição de vitamina K, medicamentos anticoagulantes, produtos para a coagulação ou de agentes de coagulação e transfusões de sangue, plasma ou plaquetas.
DOENÇAS RELACIONADAS Á COAGULAÇÃO SANGUÍNEA
Adquiridas Hemofilia
A hemofilia A adquirida é uma alteração rara da coagulação sanguínea caracterizada pelo aparecimento de anticorpos circulantes contra a atividade pró-coagulantes. Essa condição pode ocorrer em associação com doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico. A hemofilia A adquirida também tem sido relatada em idosos sadios, mulheres no pós-parto e pacientes com neoplasia maligna, além de ser relacionada ao uso de fármacos como a penicilina.
A hemofilia A adquirida também tem sido relatada em idosos sadios, mulheres no pós-parto e pacientes com neoplasia maligna, além de ser relacionada ao uso de fármacos como a penicilina.
Várias terapias incluindo corticosteroide, ciclofosfamida, ciclosporina ou vincristina têm sido usadas para reduzir ou eliminar os inibidores do fator. Tratamentos com altas doses de imunoglobulina, porém atualmente não se tem definida nenhuma terapia "padrão ouro". O esquema de tratamento mais utilizado quando da associação com doenças autoimunes consiste na combinação da metilprednisolona e