doenças que afetam a fotossintese
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar
Unidade Acadêmica de Agronomia Tecnologia de Alimentos
Doenças de importância econômica que afetam a fotossíntese.
Grupo: Aiara Abrantes
Mariana Dias
Izabel Vieira
Joana Elidiane
Alzira Maria
Everaldo
Pombal, novembro de 2013.
Podridão Radicular
Fusarium solani f. sp. Phaseoli
A podridão radicular pode causar danos em plantas estressadas com reduzido crescimento radicular devido à seca ou encharcamento. É particularmente importante em áreas de cultivo intensivo do feijoeiro e de solo compactado. Este patógeno pode ocorrer em associação com Rhizoctonia solani. Já foram constatadas percas de 86% da produção por causa da doença.
Sintomas: Os sintomas iniciam-se por lesões marrons e aquosas sobre o colo. As lesões avançam produzindo escurecimento e podridão do caule, resultando em destruição do córtex e da raiz principal. Os sintomas reflexos ocorrem na parte aérea na forma de amarelecimento das folhas baixeiras, murcha, seguindo em direção às folhas superiores. Plantas severamente afetada têm o colo estrangulado, o que provoca murcha da parte aérea, seca, queda das folhas e morte da planta. Em condições de alta umidade, observa-se o crescimento micelial branco sobre o colo da planta, que pode se desenvolver também sobre o solo adjacente. Sobre este micélio vigoroso formam-se escleródios esféricos, inicialmente brancos e posteriormente escuros. Sintomas similares em plântulas em emergência que podem ser afetadas, e com o tempo o fungo pode provocar redução do estande de plantas.
As lesões aparecem no colo ao nível do solo na forma de manchas escuras, encharcadas. Estendem-se pela raiz principal, produzindo uma podridão cortical recoberta por um micélio branco e numerosos esclerócios, inicialmente brancos e, posteriormente, marrom-escuros. Na parte aérea apresenta amarelecimento, desfolhação dos ramos superiores e uma murchaque conduz à