Doenças ocupacionais
1
DOENÇAS OCUPACIONAIS
Profº: LORENA AMORIM
2
Doenças relacionadas ao trabalho
A saúde dos trabalhadores constitui uma importante área da Saúde Publica que tem como objetivo a promoção e a proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de acompanhamento dos riscos presentes nos ambientes. e condições de trabalho, dos problemas a saúde do trabalhador, a organização e prestação de assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnósticos, tratamento e reabilitação de forma integrada, no Sistema de Saúde Publica brasileiro.
Neste conceito, trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividade para sustento próprio ou de seus dependentes, qualquer que seja sua atividade executada no mercado de trabalho. Estão incluídas nesse grupo as pessoas que trabalharam assalariado, trabalhadores domésticos, trabalhadores avulsos, trabalhadores agrícolas, autônomos, servidores públicos, trabalhadores cooperativados e empregadores.
Entre os fatores determinantes da saúde do trabalhador estão compreendidas as condições sociais, econômicas e os fatores de risco ocupacionais, físicos, químicos, biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral presentes nos processos de trabalho.
Assim, ações de saúde do trabalhador tem como foco modificar os processos de trabalho, de forma a contemplarem as relações saúde-trabalho em todas as atividades profissionais.
Os trabalhadores individual e coletivamente nas organizações são considerados sujeitos e participantes das ações que incluem o estudo das condições de trabalho, a identificação de mecanismos de intervenção técnica para sua melhoria, adequação e o controle dos serviços de saúde prestados.
O adoecimento dos trabalhadores e sua relação com o trabalho Os trabalhadores compartilham das mesmas doenças e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou presença em grupo especifico de risco. Alem disso, os