Doenças ocupacionais
Doenças ocupacionais dos Olhos
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que se manifesta por hiperemia conjuntival, secreção e lacrimejamento. São descritos mais de 50 quadros de conjuntivites, de acordo com a natureza do processo (conjuntivite aguda epidêmica, conjuntivite crônica), o mecanismo de ação (conjuntivite atópica ou alérgica), o agente causal (conjuntivite medicamentosa, conjuntivite química, conjuntivite diftérica), a sintomatologia (conjuntivite catarral aguda ou crônica, conjuntivite purulenta) e o grupo acometido (conjuntivite actínica ou conjuntivite dos soldadores).
Por sua localização, a conjuntiva está exposta a numerosos microorganismos e à ação de substâncias nocivas. Seu principal mecanismo de proteção é o lacrimejamento, que dilui o material infeccioso, lavando os detritos conjuntivais e restos de organismos para o nariz, reduzindo, assim sua vulnerabilidade. Além disto, a presença de lisozima, betalisina, IgA e IgE, contribui para inibir o crescimento bacteriano.
A conjuntivite é, geralmente, uma doença auto-limitada em decorrência da presença da lágrima; abundância de elementos linfóides; exfoliação epitelial constante; saco conjuntival resfriado pela evaporação da lágrima; ação de bombeamento do sistema de drenagem lacrimal; envolvimento das bactérias pelo muco conjuntival e excreção.
De modo esquemático,as conjuntivitespodem ser classificadas,
segundo o mecanismode produção da lesão,em:
irritativas – decorrem da presença direta do agente causal, determinando inflamação local e uma impregnação do tecido conjuntival; alérgicas - de tipo celular retardado, muito semelhante àqueles observadosnas dermatosesalérgicas. tóxicas - devido à toxicidade do agente, dentre elas, algumas neurotoxinasoftalmológicas específicas.
Ossintomasmais frequentes são a sensação de corpo estranho
(semelhanteà presença de areia), queimação, peso em volta dos olhos, prurido e nos casos em que córnea está