doenças ocupacionais
Profissão: Soldador
RESUMO
Nosso trabalho é sobre o profissional na área de solda, uma das profissões mais procuradas e imprescindíveis dentro das grandes empresas, estaleiros, refinarias e etc...
É um trabalho em que dependendo da empresa que o profissional trabalhe, a remuneração pode chegar a R$ 6.000,00, porém nem tudo é mar de flores, devido as doenças que o profissional pode adquirir com o passar dos anos, devido aos fumos metálicos que é um perigo a saúde do ser humano.
No decorrer do trabalho iremos ver os riscos, a possibilidade do desenvolvimento das doenças, os métodos de prevenção, os EPIS necessários para minimizar os fumos metálicos e por fim as medidas adotadas para minimizar a exposição do colaborador.
SUMÁRIO
Riscos e condições perigosas ............................................................................... 04 e 05.
Quais as possibilidades do desenvolvimento da doença .................................... 05, 06, 07 e 08.
Medidas de prevenção ..................................................................................... 08, 09, 10 e 11.
Medidas adotadas para minimizar a exposição do colaborador ......................... 11 e 12.
Fontes Bibliográficas ........................................................................................... 13.
RISCOS E CONDIÇÕES PERIGOSAS
Embora existam vários processos de soldadura manual e semi-automática os riscos presentes em cada um deles são praticamente os mesmos. As maiores diferenças centram-se nos poluentes químicos emitidos para o meio ambiente, a exposição a radiações (nem todos os processo de soldadura emitem radiação ultravioleta), a exposição ao ruído e o risco de explosão (também não estão presentes em todos os processos).
Principais Riscos
Condições Perigosas
Exposição a contaminantes químicos (fumos metálicos e gases, nomeadamente monóxido de carbono,