Doenças ocupacionais
DIFRENÇA ENTRE DOENÇA OCUPACIONAL E DOENÇA DO TRABALHO
Doença ocupacional ou profissional - são aquelas decorrentes de exposição a substâncias ou condições perigosas inerentes a processos e atividades profissionais ou ocupacionais. Exemplo: silicose.
Doença do trabalho - são aquelas doenças que podem ser adquiridas ou desencadeadas pelas condições inadequadas em que o trabalho é realizado, expondo o trabalhador a agentes nocivos a saúde. Exemplo: dores de coluna em um motorista que trabalha em condições inadequadas.
EXEMPLOS DE DOENÇAS OCUPACIONAIS E DO TRABALHO
PNEUMOCONIOSE São doenças pulmonares de origem ocupacional causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos no ambiente de trabalho. Para que ocorra a pneumoconiose o aerodispersoide deve ser:respirável, estar suspenso no ar e estar em concentrações acima dos limites de tolerância.
Segue abaixo exemplos de pneumoconioses:
* SILICOSE A Silicose é uma doença de origem tipicamente ocupacional. É uma doença pulmonar fibrótica crônica, progressiva, irreversível e incurável. É causada pela inalação da poeira da sílica (partículas cristalinas do dióxido de silício). A exposição à sílica e ao silicato acontece em quase todas as operações de mineração, de obras e túneis. As fábricas de vidro, o corte de pedras, a produção de abrasivos e metais e o trabalho em fundições são outras ocupações com risco de exposição. A doença se manifesta após oito a dez anos de exposição ao mineral. A Silicose é considerada uma doença ocupacional que causa graves transtornos de saúde ao trabalhador, determinando incapacidade para o trabalho, invalidez ou morte e motivou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a lançarem em 1995, conjuntamente, um programa de erradicação da Silicose. As três formas mais importantes da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são o quartzo, a tridimita