Doenças Negligenciadas
As Doenças Negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas, além de serem consideradas endêmicas em populações de baixa renda.
Elas
também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e no controle.
TIPOS DE DOENÇAS
NEGLIGENCIADAS
Tuberculose – doença infecto-contagiosa
causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas, também pode atingir os ossos, rins, olhos, e meninges. A transmissão é direta, de pessoa para pessoa, mas somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura
(membrana que reveste o pulmão).
Filariose
– provoca dilatação dos vasos linfáticos, podem ocasionar linfedema de membros, e/ou mamas no caso das mulheres, e hidrocele nos homens. Erisipelas freqüentes e quilúria são outras possíveis manifestações.
Pode ainda haver a evolução para formas graves e incapacitantes de elefantíase.
Doença
de Chagas – provocada pelo
protozoário Trypanosoma cruzi, a doença pode se apresentar na fase aguda ou somente na forma crônica, com complicações cardíacas ou digestivas. A alteração cardíaca é a forma mais importante de limitação do portador da doença e a principal causa de morte. Já as manifestações mais comuns da forma digestiva são caracterizadas por alterações no trato digestivo (no esôfago e no cólon).
Hanseníase – a doença é representada por
manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas.
DOENÇAS
NEGLIGENCIADAS
NO BRASIL (NORDESTE)
TURBERCULOSE