DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS
Tuberculose
Doença infecciosa sistêmica causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, que acomete principalmente o trato respiratório em adultos, sendo geralmente transmitida por uma pessoa com lesão ativa pulmonar, através de gotículas respiratórias. A vacinação precoce dos recém-nascidos com o BGC visa prevenir a ocorrência de formas graves em crianças em países onde a doença é endêmica, como o Brasil. A piora das condições de vida, alimentação e moradia favorecem o aumento de casos da doença em nosso meio. Pode também estar associada a condições de diminuição de resistência imunológica, como AIDS, diabetes e alcoolismo.
Hepatite B
Surgem cerca de 50 milhões de casos novos por ano, no mundo. Destes pacientes, Dois milhões irão a óbito por Cirrose ou Câncer no Fígado. A doença, que se transmite através de fluidos corpóreos como sangue, saliva e sêmen, tem evolução arrastada e pode se tornar cônica em 8% dos casos. Não existe tratamento específico e sua prevenção é extremamente simples, através de 3 doses de vacina.
Difteria
A Difteria é uma infecção bacteriana, causada pela Corinebacterium diphtheriae, de evolução grave. Acomete as vias aéreas superiores, formando placas purulentas e úlceras em região das amígdalas, podendo se disseminar. É altamente contagiosa e transmite-se por via respiratória. Sua incidência diminuiu consideravelmente após a instituição da vacina.
Tétano
As contraturas musculares involuntárias causadas pela toxina do Clostridium Tetani ocorrem após a contaminação de ferimentos por essa bactéria anaeróbia. Pode acometer crianças e adultos, e sua evolução geralmente é grave, demandando um longo período de internação em Unidades de Terapia Intensiva. Existe também o Tétano Neonatal, cujo foco de origem é o Côto Umbilical contaminado, justificando o uso da vacina antitetânica na gestação.
Coqueluche
A Coqueluche, ou pertussis, é vulgarmente conhecida como ”Tosse Comprida”. É causada pela bactéria Bordetella