Doenças infecto contagiosas do sistema tegumentar
Escarlatina é uma doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A. Essa bactéria libera toxinas que provocam pequenas manchas vermelhas e unidas na pele.
A transmissão ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria, mesmo que estas não apresentem sintomas.
O período de incubação pode variar de um a dez dias.
Sintomas
Erupção cutânea (exantemas): pequenas manchas vermelho-escarlate de textura áspera na pele que aparecem inicialmente no tronco, depois tomam a face, o pescoço, os membros, axilas e virilha, e descamam com a evolução do quadro. (Essas manchas não aparecem nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e ao redor da boca). A língua adquire um aspecto de framboesa, porque as papilas incham e ficam arroxeadas;
Outros sintomas são: febre alta nos primeiros dias; dor na garganta (que adquire coloração avermelhada); mal-estar; falta de apetite; dor no corpo, de barriga e de cabeça; náuseas e vômitos.
HERPES SIMPLES É uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo.
A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada. O vírus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos.
Sintomas
A erupção das lesões cutâneas – as pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem – é precedida por alguns sintomas como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente.
No caso especifico do herpes genital, podem ocorrer febre e ardor ao urinar. A primeira infecção costuma ser mais grave e o restabelecimento mais demorado. Nas recidivas, os sintomas são os mesmos, mas menos intensos.
CATAPORA