doenças infecciosas
Agentes Infecciosos:
É um ser vivo capaz de reconhecer seu hospedeiro, nele penetrar, desenvolver-se e, mais tarde sair para alcançar mais hospedeiro.
Os agentes infecciosos são também conhecidos pela designação de micróbios ou germes, como as bactérias, vírus, ácaros e alguns fungos.
Parasitas são animais unicelulares que se alimentam do sangue de outra pessoa, nascem, crescem ou se reproduzem em outros corpos organizados.
Bactérias ser vivo unicelular e microscópico pertencente ao Reino Monera. Assim como todos os seres deste grupo, são formadas por uma célula procarionte As bactérias causam várias doenças infecciosas.
Vírus são diminutos agentes infecciosos, invisíveis, com algumas exceções, pela microscopia óptica, e que se caracterizam por não terem metabolismo independente e terem capacidade de reprodução apenas no interior de células hospedeiras vivas.
Ácaro é o nome comum de aproximadamente 30.000 espécies de aracnídeos diminutos, semelhantes a carrapatos, possuindo a cabeça, tórax e abdômen unidos num corpo segmentado, porém, com tamanho muito inferior e impossível de ser visto a olho nu.
Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver
Os protozoários são protistas unicelulares, a muitos dos quais falta a parede celular, têm alimentação por ingestão ou absorção de moléculas orgânicas, deslocam-se livremente e produzem estruturas espóricas unicelulares.
Doenças transmissíveis
Conceito: Doença causada por um agente infeccioso ou suas toxinas através da transmissão deste agente ou seus produtos, do reservatório ou de uma pessoa infectada ao hospedeiro suscetível, quer diretamente através de uma pessoa ou animal infectado quer indiretamente através de um hospedeiro intermediário vegetal ou animal, por meio de um vetor.
DOENÇA
TIPO DE TRANSMISSÃO
PORTA DE ENTRDA
Hanseníase
Catapora
Pessoa para