Doenças fungicas
Micose é o nome genérico dado a várias infecções causadas por fungos . Em condições favoráveis (como ambientes com muita umidade e calor excessivo), os fungos se reproduzem e podem dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afetada, pode ser superficial ou profundo.
Micoses superficiais - Nesse tipo de micose, os fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pêlos ou nas unhas, alimentando-se de uma proteína chamada queratina.
Micoses profundas - Incluem-se neste grupo infecções Fungicas que afetam a profundidade da pele ou subcutâneas (por exemplo, Esporotricose e Cromomicose) e aquelas que se instalam em órgãos internos (por exemplo, Blastomicose, Criptococose).
Dermatofitose
O que é ? As dermatofitoses, ou tinhas ou frieiras, são micoses superficiais ocorrentes em pêlos, unhas e pele.
Agente etiológico – Fungos dermatófitos queratinofílicos : gêneros Microsporum e Trichophyton. Alimentam-se da proteína humana queratina.
Modo de transmissão - A frieira é uma doença de pele comum, especialmente em crianças, mas pode afetar pessoas de todas a idades, assim como animais. Qualquer um exposto a pessoa ou animal infectado, ou esporos do fungo no ambiente, pode contrair frieira. O fungo que causa frieira pode se espalhar através do contato direto de pele com uma pessoa ou animal infectado.
Sintomas- Pode ser notada perda de pêlo, causando falhas de formato circular. Pode acontecer descamação, pele avermelhada, inchaços ou espinhas, pele escurecida, coceira.
Tratamento -O tratamento normalmente é prolongado, variando de semanas até meses. Entre os fármacos mais utilizados, é possível citar: fluconazol, cetoconazol, clotrimazol, nistatina, entre outros.
Prevenção- A prevenção pode ser feita com boa higiene e não compartilhando itens pessoais. Mantenha as áreas de uso comum limpas, especialmente em escolas, creches, academias e vestiários. Lave itens que tiveram contato com pessoas