Doenças femininas
Algumas doenças tipicamente femininas que se originam em alguns órgãos ginecológicos podem apresentar sintomas inespecíficos, dificultando um diagnóstico mais rápido e preciso, vejamos as principais.
Dismenorreia
A cólica menstrual ou dismenorreia é uma doença tipicamente feminina que se manifesta durante a menstruação, sendo que a grande maioria das mulheres sofrem desse mal. A dismenorreia se caracteriza por cólicas que são muito intensas, chegando ao ponto de impedir as atividades habituais. Um segundo alerta a essa doença é a dor que se manifesta durante a relação sexual, dificuldade para engravidar e alterações intestinais ou urinárias durante o ciclo menstrual, nos casos mais avançados a dor pode ocorrer, inclusive, fora do período menstrual.
Endometriose
É uma doença feminina bastante comum que está relacionada ao ciclo menstrual, em média atinge 50% das mulheres em idade fértil, ocorrendo com mais frequência em mulheres com mais de 35 anos, porém em alguns casos a endometriose pode se desenvolver na adolescência. É uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas imediatos.
O nome dessa doença vem da palavra endométrio que é a camada que reveste o interior do útero e que é expelida durante a menstruação se a mulher não engravidar, porém algumas células do endométrio podem cair e permanecer na cavidade abdominal, desencadeando um processo inflamatório, causando dor e sangramentos irregulares.
Cólicas muito exageradas, com certa resistência a melhorar com medicamentos e que incapacite de exercer atividades diárias, dor na relação sexual, dificuldades para engravidar, alterações intestinais durante o período menstrual como diarreia ou dor para evacuar, são os principais alertas a endometriose.
Mioma ou Fibrose uterina
A Fibrose uterina é outra doença tipicamente feminina que atinge uma em cada cinco mulheres em idade fértil, caracteriza-se por tumores no útero, que raramente evoluem para câncer, sendo assim são