Doenças em plantas causadas por vírus
Enrolamento da folha A virose do enrolamento da folha ocorre de forma generalizada em todos os países vitícolas do mundo. No Brasil, a virose ocorre em todas as regiões vitícolas tanto de clima temperado como tropical.
Sintomatologia: As plantas afetadas pela doença apresentam sintomas que variam com as condições climáticas, época do ano, fertilidade do solo, estirpe do vírus e com a cultivar. O sintoma mais característico da doença é o enrolamento dos bordos da folha para baixo, observado com relativa facilidade nas cultivares viníferas tintas e brancas, embora possa ocorrer infecção sem ocorrer enrolamento dos bordos. Nas viníferas tintas, o limbo adquire uma coloração vermelha-violácea, permanecendo o tecido, ao longo das nervuras principais, com a cor verde normal. Nas viníferas brancas infectadas, o limbo adquire uma leve coloração amarelo-pálida, às vezes mais pronunciada no tecido ao longo das nervuras principais. Dependendo do vírus e da sua agressividade, pode ocorrer apenas leve enrolamento e variação na intensidade da coloração vermelha das folhas. Independente da cultivar, as folhas podem apresentar o limbo com aspecto rugoso, quebradiço e de consistência mais grossa. Os sintomas aparecem sempre a partir da base dos ramos, evoluindo para as demais folhas da extremidade. Dependendo do nível de infecção, os sintomas podem se restringir às folhas da base dos ramos. Porém, as plantas com sintomas severos tornam-se totalmente definhadas. No cacho, o sintoma mais comum é a maturação irregular e atrasada da uva, chegando até a não se completar em plantas muito afetadas. Além disso, nas plantas com estádio de infecção mais avançado, o número e o tamanho dos cachos são menores e, na vegetação, verifica-se um acentuado enfraquecimento e definhamento.
Transmissão: É causada por um complexo de nove vírus (Grapevine leafroll-associated virus, GLRaV), embora cada um dos vírus do complexo possa ocorrer de forma isolada. A