Doenças do Periodonto
O periodonto de proteção é formado pelas gengivas marginal (livre), gengiva inserida (aderida) e gengiva interdental.
Figura 1 – Periodonto
2.1 Gengiva marginal
É a margem que circunda os dentes rósea, superfície opaca, consistência firme, compreendendo o tecido gengival das partes vestibular e lingual ou palatina dos dentes, além da gengiva interdental ou papilas interdentárias. Composta pelo sulco mais epitélio juncional.
Epitélio oral/externo: (epitélio estratificado pavimentoso queratinizado) é o mais espesso dos epitélios encontrados no periodonto, apresentando diversas camadas celulares, com suas células unindo-se entre si, através de desmossomos.
Epitélio do sulco gengival: (epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado) Trata-se de um epitélio fino, delgado, com poucas camadas celulares. Apresenta permeabilidade e espaço intercelular amplo.
Epitélio Juncional: (epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado) 1,5mm é formado na erupção dental na fase de raiz, pela fusão do epitélio reduzido do órgão do esmalte + epitélio gengival. Tem alto turn over, poucos desmossomos (facilita passagem de substâncias), alta permeabilidade, susceptível a agressões. É unido ao dente por hemidesmossomos e membrana basal. Faz o selamento biológico da junção dento-gengival. É responsável pelo íntimo contato (aderência epitelial) com a superfície dentária. Promove o contato da gengiva com o dente. ¹
2.2 Gengiva inserida
Rósea, superfície opaca, consistência firme, textura pontilhada. Este aspecto é de grande importância sob o ponto de vista clínico, isto é, quando diante de um processo inflamatório os pontilhados desaparecem por causa do edema. É uma expressão de um comprometimento da gengiva aderida numa gengivite progressiva.
Resistente e fortemente inserida ao periósteo do osso alveolar através de fibras colágenas. Também conhecida como mucosa mastigatória. Vai da gengiva marginal até a mucosa do soalho da