Doenças do olho
(Ceratoconjuntivite sicca)
Olho seco é o termo geral usado para descrever um grupo heterogêneo de doenças que resultam na umidificação inadequada da córnea e conjuntiva pelo filme lacrimal pré-corneano. Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de olho seco.
Apesar de sua alta incidência, o olho seco nem sempre é fácil de ser diagnosticado. A vasta maioria dos pacientes tem sintomas suaves ou moderados. Embora estes pacientes genuinamente sofram desconforto, os sinais objetivos do olho seco podem estar ausentes, e sem um diagnóstico correto, os pacientes podem não receber a atenção e o tratamento que esta condição necessita.
Os sinais e sintomas de olho seco podem ser interpretados como evidência de outras condições, tais como conjuntivite infecciosa, alérgica ou irritativa.
SINAIS E SINTOMAS DO OLHO SECO
Os sintomas do olho seco variam consideravelmente de um indivíduo para outro, a maioria dos pacientes reclama de sensação de corpo estranho, ardor e desconforto ocular geral. O desconforto é tipicamente descrito como sensação de coceira, secura, dor, de areia, irritação ou ardor. O desconforto é a principal marca do olho seco, porque a córnea é rica em fibras nervosas sensoriais.
Uma porcentagem significativa dos pacientes também sente fotofobia e visão nebulosa intermitente, ou outros problemas de acuidade visual.
Os indivíduos com olho seco comumente afirmam que seus olhos se cansam facilmente, fazendo com que fique difícil ler ou assistir televisão. A razão para esta dificuldade é que a frequência com que piscam diminui durante as tarefas que exigem concentração. Como a frequência de piscar diminui, há mais tempo para o filme lacrimal evaporar.
A intolerância à lente de contato também pode ser um sintoma de olho seco. Às vezes, um paciente com olho seco suave ou moderado pode não sentir os sintomas até que as lentes de contato sejam adaptadas. A colocação da lente de contato pode alterar o balanceamento