Doenças do morango
Agronomia – Dourados Ms
01 - A Antracnose é uma das mais importantes e destrutivas doenças do morangueiro em todas as regiões produtoras do Brasil. Provoca danos consideráveis nos cultivos, pois os agentes causais da doença destroem flores, frutos e até mesmo as plantas, quando encontram condições favoráveis para a infecção.
Os frutos colonizados pelo patógeno desenvolvem uma podridão seca e escurecem mumificando os frutos imaturos e apodrecendo totalmente os frutos maduros
02 - Mancha de micosferela
É uma das doenças mais comuns do morangueiro, podendo ser encontrada em todas as regiões onde a cultura é praticada. Causada pelo fungo Mycosphaerella fragariae é a principal doença foliar. Os danos causados nas folhas são os principais prejuízos que ocorrem na cultura, pois reduzem sensivelmente a área fotossintética da planta..
03 - Mofo cinzento
É causado pelo fungo Botrytis cinerea Pers. & F. sendo também chamado de "botritis", "podridão seca", ou "mofo cinzento", devido ao bolor de cor cinza característico que se forma sobre a lesão. É o principal fungo associado aos frutos em condições de campo e pós-colheita. Coloniza folhas e cálices como agente endofítico e, nesses tecidos, inicia a infecção da flor e dos frutos e a produção dos conídios, que são estruturas de disseminação. Trata-se de uma doença bastante comum, que afeta mais de 300 espécies de plantas, podendo afetar os frutos em qualquer estádio de desenvolvimento, provocando o apodrecimento. Infeções iniciais podem se originar de restos de outras plantas contaminadas. O fungo tem uma fase de infecção latente nos frutos, o que faz com que frutos, aparentemente sadios na colheita, desenvolvam a podridão durante o período de pós-colheita.
04 Mancha de dendrofoma
A mancha de dendrofoma é também conhecida como "Crestamento das Folhas". Esta Doença é causada pelo fungo Dendrophoma obscurans. Produz lesões nas folhas maduras, frutos e cálice. São manchas