Doenças do cafeeiro
TECNOLOGIA EM CAFEICULTURA EMPRESARIAL
INTERAÇÃO ENTRE DOENÇAS E O ESTADO NUTRICIONAL DO CAFEEIRO
Trabalho Apresentado a Professora Lêda Gonçalves Fernandes, como parte das Exigências da Disciplina de Doenças do Cafeeiro, do Curso de Tecnologia em Cafeicultura Empresarial.
.
Evaneo Martins de Paiva Aluno do Curso de Tecnologia em Cafeicultura Empresarial – 4º Período Noturno
MACHADO
Maio de 2007
Interação entre doenças e o estado nutricional do cafeeiro
Resultados obtidos com a pesquisa indicam que a quantidade de nutrientes afeta o crescimento e a produção das plantas e que a deficiência ou o excesso desses elementos determina a vulnerabilidade do cafeeiro à ocorrência das doenças. Quanto ao estado sanitário das plantas em relação ao estado nutricional, há poucos trabalhos que apresentam a aplicação desses resultados em sistemas integrados de controle, principalmente nas regiões tropicais, onde essa alternativa, aliada ao aumento da produtividade das culturas e à quantidade dos produtos, minimizaria o uso de pesticidas. Dessa forma a nutrição mineral surge como uma opção viável para aumentar a resistência do cafeeiro às doenças, de forma que venha a seguir uma tendência mundial de reduzir o uso de agrotóxicos, diminuir o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade do agroecossistema, além de obter produtos mais saudáveis que proporcionem uma melhor qualidade de vida ao homem (POZZA, 1999).
As condições climáticas como umidade relativa alta, temperaturas amenas, excesso de insolação, déficit hídrico e quaisquer outras condições que levem a planta a um estado nutricional deficiente ou desequilibrado favorecem a doença). Algumas dessas condições são substratos pobres para a formação de mudas, textura de solo inadequada (argiloso ou muito arenoso), sistema radicular deficiente,