Doenças dermatologicas
Este trabalho aborda os seguintes temas; Doenças dermatológicas e malformação congênita, tendo como objetivo identificar suas causas, seus sinais e sintomas mais comuns, seus devidos diagnósticos, tratamento e cuidados que devemos ter no ambiente de trabalho com os pacientes portadores dessas patologias. Visando esclarecer todas as duvidas que nos cercam.
DOENÇAS DERMATOLÓGIAS
DERMATITE DE CONTATO
(Eczema de contato, dermatite alérgica)
É a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorrem mais comumente nas mãos, braços e face. Pode ser estabelecida através de quatro mecanismos: irritante primário, sensibilização, fototóxico e fotoalérgico O eczema por irritante primário ocorre pela ação direta da substância sobre a pele, que a danifica e desencadeia a reação. Pode ser: * Agudo: quando a substância causadora tem concentração alta e a resposta é imediata à exposição. É o caso do contato da pele com ácidos fortes. * Crônico: quando a pele é exposta repetidamente a substâncias irritativas de baixa concentração, provocando um dano cumulativo. É o caso do eczema das mãos das pessoas que lidam diariamente com sabões e detergentes (donas de casa e profissionais de cozinha).
O eczema alérgico ocorre quando uma substância alergênica (que causa alergia) entra em contato com a pele e, ligando-se a proteínas da própria pele, passa a ser reconhecida como estranha ao organismo, que desencadeia uma resposta imunológica para combatê-la.
SINAIS E SINTOMAS
As características típicas do eczema de contato na fase aguda são a vermelhidão, inchaço, formação de vesículas (pequenas bolhas), bolhas e secreção. Mais tarde ocorre a formação de crostas e descamação (fase subaguda). Em uma fase mais tardia, quando se torna crônico, aparece a liquenificação (espessamento da pele). O prurido (coceira) está presente em todas as fases, e pode ser discreto ou muito intenso.
DIAGNÓSTICO