Doenças de TI
O computador faz parte da rotina de inúmeros profissionais. No entanto, a comodidade do computador trouxe riscos à saúde do usuário. Assim como a televisão, o computador estimula o sedentarismo. Além disso, pode causar doenças relacionadas à visão, psicológicas, músculos, articulações e postura. É importante ressaltar, que devido ao uso excessivo e mal orientado do computador, jovens e crianças podem estar desenvolvendo doenças tipicamente adultas, derivadas das atividades profissionais.
As conseqüências no uso excessivo do computador não são imediatas, são doenças que vem ao longo do tempo, se o usuário utilizar o computador por muitas horas seguidas e diariamente. É comum um usuário após o uso contínuo de o computador sentir cansaço, dores de cabeça, irritação nos olhos e fadiga. Além disso, grande parte dos problemas está relacionada à má postura, ao esforço repetitivo e a dependência do uso, principalmente, da Internet.
As doenças relacionadas à coluna e ao computador são decorrentes da postura, do tempo que o usuário utiliza o aparelho e mobiliário inadequado . Embora a posição utilizada diante do micro pareça confortável ou menos incômoda, é ela que poderá causar o mau posicionamento do esqueleto, que pode levar o usuário a ter tensões nos músculos, ligamentos e articulações.
Dores no pescoço, pelo mau posicionamento, e nas pernas, pelo tempo intensivo, são os primeiros sintomas de que a posição diante do micro certamente não está correta. Sentir dores regularmente pode causar grandes conseqüências à coluna, como:
Artrose: desgastamento das articulações;
________________________ 1Trabalho para obtenção da 4°NPC da turma CCP02NA do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas.
² Joana Karoliny do N. Gomes acadêmica do curso de Ciência da Computação no Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas.
Lordose: aumento anormal da