DOENÇAS DE INVERNO - DICAS PARA PREVENIR
Como o potencial dessas enfermidades são diretamente contagiosas, como a gripe, o volume de pessoas doentes aumentam e as policlínicas e hospitais ficam congestionadas. Esse fluxo acarreta um aumento explosivo de infecções diretas e indiretas.
Oficialmente, o inverno começa hoje, no dia 21 de junho. Com a queda abrupta do clima, alguns problemas de saúde, normalmente relacionados às alergias e doenças respiratórias, como gripe, bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, amidalite e Otite (dor de ouvido) são as mais comuns.
FIQUE SABENDO: As doenças respiratórias derivam do aumento do ar seco e assimilam as partículas poluentes do ar. Atingem mais as crianças do que adultos. Pior para quem mora próximo às indústrias e fábricas onde apesar dos filtros antipoluentes, ainda o ar não fica 100% puro, e essa concentração de poluentes atmosféricos gera danos ao aparelho respiratório, causando dor de garganta, dor ao engolir, fadiga, dor no peito, tosse seca, falta de ar, espirros e nariz entupido e etc.
Aprenda algumas dicas mitigatórias e medidas de profilaxia:
Evite beber água gelada nesta época, e tudo que for gelado, pois seu organismo fica mais frágil, para não expor seus anticorpos à prova; prefira água natural; use frutas ricas em vitamina C, é uma opção alimentar prioritária; mel com própolis é tiro e queda; e há quem goste: conhaque com mel abre o apetite(já tentou?)
Uma ação estratégica é manter a limpeza de casa ou local de trabalho mais consistente: No verão, coloquem no sol os casacos,blusas, cobertores, sobretudo aquelas com cheiro de mofo; manter ambiente ventilado também é uma boa dica; nos ônibus, metrôs, táxis e lugares