Doenças da Bananeira
O Brasil é um dos maiores produtores de banana (Musa spp.), sendo a produção da mesma importante tanto para a questão econômica quanto para a social, pois é muito produzida por pequenos agricultores. Além de prover alimento básico para milhões de pessoas, as bananas têm um excelente valor nutricional, sendo um dos alimentos mais facilmente digeríveis. (SILVA NETO, 2011). E sua utilização da mesma varia de local para local e país para país.
No Brasil os maiores produtores são os estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. Embora, sendo considerado um país com alta produtividade da banana, também tem interferências ocasionadas por pragas e doenças, que pode afetar nessa cultura significativamente, podendo levar a morte de uma planta.
Os motivos para a introdução de doenças em uma cultura podem ser caracterizados “pelo baixo nível de tecnificação empregado nos cultivos, resultando em baixa produtividade e qualidade dos frutos”. (EMBRAPA, 2003). Além do mais, os problemas fitossanitários relacionados às doenças, podem ocasionar perdas significativas, podendo ser introduzidos por mão de obra não qualificada, manejo inadequado, uso de culturas geneticamente vulneráveis á doenças.
No presente trabalho serão citados doenças que ocorrem na cultura da banana, desde caule, folhas, raiz e frutos. Sendo colocado, o agente causal, a sintomatologia e medidas de controle.
2. Principais partes da Bananeira
As bananeiras (Musa spp.) são angiospermas de origem asiática, atualmente são cultivadas em diversas regiões do planeta, especialmente em climas quentes; ela possui um caule subterrâneo, chamado rizoma, que é o verdadeiro e único caule. Sendo a parte verde que aparenta ser o caule é um conjunto de camadas das folhas, que brotam do rizoma dando origem ao falso caule, conhecido como, pseudocaule, que nasce uma nova planta. Outra parte também importante, é o coração que é revestido por brácteas que são folhas modificadas e que