Doenças crônico-degenerativas e obesidade estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde.
I – Estratégia Mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde.
As doenças crônico-degenerativas figuram como a principal causa de mortalidade do mundo, sendo os maiores agravantes o sedentarismo e o estresse, segundo o autor se houvesse uma mudança na alimentação, atividade física regular e o controle do fumo, a população teria uma redução evidente das taxas de doenças crônicas. O autor ainda nos relata que grande parte das mortes como derrames, infartos e hipertensão estão ligados a doenças crônicas, também nos conta que 177 milhões de pessoas são diabéticas e que um terço dessas pessoas vive em países em desenvolvimento e que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão acima do peso, e que a grande maioria tem obesidade clinicamente comprovada. O mundo está consumindo muita gordura saturada, açúcares e produtos excessivamente salgados e que essa forma de se alimentar está crescendo no mundo inteiro, principalmente os mais pobres, que culminados a doenças infecciosas gera grandes transtornos a população. Segundo pesquisas, consumir frutas, verduras, grãos e alimentos integrais trazem melhorias na saúde, assim como exercícios físicos regulares e a diminuição de alimentos gordurosos e salgados.
“É cientificamente comprovado que uma mudança nos hábitos alimentares e na atividade física pode influenciar fortemente vários desses fatores de risco na população”. (pág. 8)
Atualmente a população mundial sofre com problemas relacionados à má alimentação e ao sedentarismo; por uma questão de comodismo as pessoas começaram a fazer pouca atividade física, os alimentos de maioria industrializados contém conservantes que na maioria das vezes tiram os nutrientes dos alimentos, fazendo assim o mau uso de produtos saudáveis. As pessoas só começam a se preocupar com saúde depois que