Doenças - causas e prevenção
❖ BRONQUITE CRÔNICA
CAUSA: É consequência da alteração da mucosa dos brônquios em razão da exposição prolongada de agentes irritantes, como o cigarro (a principal causa de sua manifestação).
PREVENÇÃO: O cigarro, tanto ativo quanto passivo, é o principal agente desencadeante de ambas as bronquites e, portanto, evitá-lo ao máximo é necessário para prevenir a doença.
Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados, anualmente, contra a gripe. A dose única para pneumococos é também indicada, uma vez que previne a pneumonia e outras infecções respiratórias.
TRATAMENTO: Além do afastamento dos fatores desencadeantes da crise (cigarro), corticoides ou broncodilatadores, aliados a xaropes expectorantes, podem ser prescritos pelo médico.
❖ ANGIOMA
CAUSA: A sua origem não é conhecida com exatidão. Via de regra, os angiomas não representam um perigo físico, mas podem ter, sim, uma influência negativa sob o ponto de vista psicológico, principalmente quando localizados em uma região exposta, como é o caso da face.
PREVENÇÃO: Não existe método de prevenção conhecido.
TRATAMENTO: Durante essa fase, os procedimentos propostos foram a observação, a injeção intra-lesional de corticóide, a terapia sistêmica com corticóide, o tratamento com laser e a cirurgia.
❖ INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
CAUSA: É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
PREVENÇÃO: Do infarto do coração passa pela promoção da saúde e pela prevenção de doenças relacionadas como a apneia do sono, a arterioesclerose, o diabetes, a dislipidemia e a hipertensão arterial.
TRATAMENTO: O tratamento busca diminuir o tamanho do infarto e reduzir as complicações pós infarto. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicações e procedimentos chamados invasivos, como angioplastia coronária e cirurgia