doenças causadas por protozoario
1. O que é a Malária e como se pega?
A Malária é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Plasmódio, que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Anofelino. Ao sugar o sangue de uma pessoa com Malária, ele suga também os parasitas desta doença, levando-a para outras pessoas sadias. Esse mosquito é conhecido também como Muriçoca, Sovela, Carapanã, Mosquito Prego e Pernilongo.
2. Quais os sintomas da Malária?
Dor de cabeça, dor no corpo, calafrio ou tremedeira, febre e suor abundante – esses sintomas podem aparecer de 9 a 40 dias após a picada.
3. Como se trata a Malária?
Na presença dos sintomas acima descritos deve-se procurar atendimento médico para diagnóstico e tratamento o mais breve possível, seguir com a medicação até seu término, fazer repouso e beber muito líquido. O uso de medicamentos deve sempre ter prescrição médica.
4. O que fazer para prevenir a Malária?
Evitar água parada próxima da moradia;
Limpar valas e igarapés;
Evitar construir casas próximo a riachos e igarapés;
Evitar entrar na mata e tomar banho em igarapés, principalmente no começo da manhã e ao anoitecer;
Proteger as casas com telas, fechando janelas e portas ao entardecer;
Proteger a cama ou rede com mosquiteiro;
Deixar o Agente de Saúde borrifar as paredes da casa.
Ciclo de vida do parasita no homem: Ao picar um animal ou o homem os mosquitos, de um modo geral, injetam uma pequena quantidade de saliva que serve basicamente como um anticoagulante. É nesta saliva que, caso o mosquito esteja infectado, podem se encontrar os esporozoítas. Após a inoculação das formas infectantes, pela picada de um mosquito contaminado, passa-se um breve período de cerca de 30 minutos em que os esporozoitas circulam livres pelo sangue. Neste curto período alguns deles são fagocitados,