Doenças Causadas por Bactérias
Acne
A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes nesta época da vida, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.
O excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.
Bronquite
A bronquite consiste na inflamação dos brônquios: canais que conduzem o ar da traqueia até os alvéolos pulmonares. Nessas condições, o paciente tem tosses persistentes, acompanhadas de secreção. Essa doença pode ser aguda ou crônica. A duração e o agravamento das crises é o que diferencia uma da outra.
Cistite
Cistite é uma doença ocasionada por infecção e/ou inflamação da bexiga. É causada pela bactéria Escherichia coli. Estão expostos à cistite homens, mulheres e crianças.
As mulheres são as vítimas mais frequentes em decorrência de suas características anatômicas femininas, pois o canal urinário feminino é mais curto e próximo ao ânus, onde se encontra a bactéria, sendo assim penetra com maior facilidade na vagina, atingindo a uretra e a bexiga, lugares propícios para se multiplicar. Pode ser causada também pelo atrito do pênis com a uretra durante o ato sexual.
Coqueluche
A coqueluche, também conhecida pelos nomes pertussis, tosse comprida, tosse com guincho e tosse espasmódica, é uma doença bacteriana que atinge o sistema respiratório cujas complicações - convulsões, pneumonias e encefalopatias - podem levar o indivíduo a óbito.
Causada pelas Bordetella pertussis e B. parapertussis, é disseminada por meio de gotículas e aerossóis de saliva e, no organismo, lesa os tecidos da mucosa. Seu período de incubação varia entre cinco